segunda-feira, 21 de março de 2016

Caponata de Berinjela e Abobrinha



Além de gostosa, esta receita é muito nutritiva. É uma boa pedida, pois pode ficar dias na geladeira, e seu sabor só melhora com o passar do tempo. Mas deve-se consumir até no máximo 5 dias.
A berinjela é um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno, possui também uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio. Já a abobrinha, que é parente do pepino, da melancia e das abóboras, é rico em vitamina A, que melhora a hidratação da mucosa dos olhos, nariz e boca; vitamina C, que age como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce e em vitaminas do complexo B, como a B1, que ajuda na regeneração do sistema nervoso e a B3, que contribui para a melhora da circulação e controla os níveis de colesterol. Também é rica em fibras.

Receita

Ingredientes:
2 berinjelas picadas
2 abobrinhas picadas
1 cebola grande picada
3 col. sopa de tomate seco picado
2 col. sopa de azeitonas verdes picadas
1 col. sopa de semente de girassol torrada
1/2 xíc. de amendoim torrado com pele.
1/2 xíc. de uvas passas (pretas e brancas)
1 col. sopa de gergelim
1 col. sopa de orégano
sal e pimenta calabresa à gosto
1/3 xíc. de aceto balsâmico 
azeite de oliva à gosto (usei 1/2 xíc. aproximadamente)

Modo de Preparo:
Misturar todos os ingredientes, colocar em uma fôrma, cobrir com papel alumínio e levar ao forno por 40-45 minutos a uma temperatura de 190oC, ou até os legumes ficarem bem molinhos. Colocar em um pote e conservar na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário